11 julho 2010

FIA 2010

Na última Quarta-Feira fui à FIA 2010 - Feira Internacional de Artesanato, na FIL. Foi a primeira vez que visitei esta feira e gostei muito, vê-se de tudo um pouco, desde o artesanato nacional ao internacional, passando também pela gastronomia e animação cultural que esteve presente em todos os dias do certame.

Houve uma coisa apenas que me deixou um pouco desiludida: para além de artigos de artesanato, estão também presentes outros artigos que podemos encontrar e qualquer feira / mercado ou centro comercial (tipo relógios, roupa, malas, etc.). Tudo bem que alguns desses artigos são mesmo artesanais, quando falo de roupa não estou a referir-me a um vestido de renda, por exemplo, como tive a oportunidade de ver lá, mas sim a todos aqueles artigos que de "trabalho manual" nada têm... É pena isto acontecer porque, quer se queira quer não, as atenções acabam por se dispersar um pouco do tema principal da feira - eu própria parei algumas vezes em stands que nada tinham a ver com artesanato...

Para terem uma noção, o pavilhão do artesanato internacional estava cheio de visitantes, havia sítios que era até difícil conseguir passar, enquanto que o pavilhão do artesanato nacional não estava "às moscas" mas não tinha tanta gente a ver. E todos os stands tinham bastantes trabalhos expostos, alguns ofereciam até workshops gratuitos sobre as áreas em que trabalhavam, é realmente uma pena não terem mais pessoas interessadas.
Pelo menos na noite que lá estive notei isso, claro que posso estar enganada e durante o dia haver adesão por parte dos visitantes, mas o que senti foi isto.

Vi muitos trabalhos bonitos e bem feitos, claro está que deu para tirar algumas ideias para futuros trabalhos meus, e ainda comprei umas coisitas, poucas porque pensava que ia encontrar outras coisas que gostava de comprar e não as vi... Vou ter de procurar noutros lados!

Muita bijuteria, peças lindíssimas! A filigrana em alta, que voltou a estar na moda! Feltros, vidros, pedras, arames e por aí fora; muitos materiais que resultavam em peças muito bonitas e originais. Se já tinha pensado fazer um workshop de bijuteria, ainda fiquei com mais vontade!

Um dia destes ponho aqui fotos de uns anéis com arame que fui fazendo ao longo deste ano. Só ainda não pus porque não são muitos, estava à espera de fazer mais alguns, mas como não tenho tido muito tempo para ir à procura e comprar material novo, não tenho feito nada de bijuteria ultimamente.

Por hoje é tudo, quando tiver mais novidades venho aqui partilhá-las convosco!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blog! Deixe um comentário, vou adorar ler e responder :) :)