23 outubro 2014

Lisboa Design Show 2014

E como o prometido é devido, hoje finalmente consigo falar-vos de algumas coisas bem giras que vi no LXD - Lisboa Design Show 2014!

Haviam muitos mais expositores, mas as marcas de que vou falar foram as que chamaram mais a minha atenção, quer pelos seus conceitos interessantes e originalidade, quer pela funcionalidade e /ou beleza das suas peças. Roupa e acessórios para bebés e crianças, acessórios de moda, decoração de interiores, automóveis; havia de tudo um pouco.

Fica então uma breve apresentação de cada um desses projetos e algumas imagens, que foram gentilmente cedidas pelas respetivas marcas. Espero que gostem tanto quanto eu e, caso não tenham ido à FIL, as minhas palavras vos despertem curiosidade e interesse para visitarem os sites e as páginas no Facebook destas empresas.

Beethefirst, da Beeverycreative - já tinha visto numa reportagem na televisão uma impressora 3D mas ainda não tinha tido a oportunidade de ver uma ao vivo, a trabalhar. Vi no LXD e é mesmo giro ver como a peça vai sendo criada à frente dos nossos olhos, fez-me pensar em olaria mas numa versão high tech, muito futurista! A impressora em exposição na feira era a Beethefirst, da Beeverycreative, e é uma impressora profissional que permite criar de uma forma simples objetos únicos. Mais, tem um design muito bonito - de linhas simples, o aparelho é pequeno e leve o suficiente para ser facilmente transportado e ficar bem enquadrado em qualquer sítio. Para criar os objetos ("imprimir os objetos" parece estranho de dizer, apesar de ser uma impressora 3D! ;) ), é utilizado na Beethefirst o filamento de PLA, que é um termoplástico biodegradável obtido a partir de fontes renováveis, também vendido pela Beeverycreative.

                    


Blu.B - ao aproximar-me do stand da Blu.B vi várias peças de roupa para crianças, roupa desportiva, mas o que me chamou logo a atenção foram os detalhes dessas roupas. Não eram simples fatos de treino, pensados para as correrias dos mais pequenos, era bem mais do que isso: todas as camisolas, casacos, mini-camisolas, calções e calças, tinham aplicados desenhos criados exclusivamente para esta linha de roupa, além de outros pormenores complementares (abelhas, flores, etc.). Fui muito bem recebida pela simpática Carla Mesquita, a dona e impulsionadora da Blu.B, e foi ela que me apresentou o conceito: a criatividade, conforto, adaptabilidade e qualidade são alguns dos pontos chave desta marca que idealiza e cria peças de roupa para crianças dos 2 aos 10 anos. Para isso, usam materiais de qualidade, sempre nacionais e contam ainda com o trabalho da ilustradora Susana Tavares, o qual dá o toque mágico que distingue estas de outras tantas roupas práticas para os mais pequenos. O objetivo é vestir os mais pequenos de uma forma confortável mas sem esquecer a originalidade e ao mesmo tempo permitir que eles se divirtam e expressem a sua alegria, vivacidade, e energia, valorizando assim o mundo fantástico das crianças!

                    


Encosta-te a mim - é uma marca portuguesa de criação e design de almofadas, almofadões, puffs, "tudo para nos encostarmos" como me disse uma das duas sócias (Rita Castelo Branco e Susana Atalaya) durante a feira. Nas suas criações apostam na produção nacional, quer ao nível da mão de obra, como dos materiais (linho, algodão e lãs): todas as peças são trabalhadas artesanalmente por costureiras portuguesas e algumas aplicações são feitas com elementos que fazem parte da nossa história, como rendas e tricô. O resultado final são almofadas lindas, muito coloridas, e de muito bom gosto, foi o que vi no stand da Encosta-te a mim!

                    


Idict by Ana Marques - quando cheguei a este stand e vi os colares que ali estavam expostos, achei as peças muito vistosas e bonitas, mas à primeira vista não percebi de que material eram feitas. Umas pareciam-me ser de vidro pelo brilho que tinham, outras pareciam pedras próprias para usar em bijuteria, mas a Ana Marques, ao ouvir os comentários de quem estava por ali (os meus e não só) logo explicou o conceito do projeto e quais os materiais usados. Esta é uma marca de joalharia sustentável, uma vez que as peças são criadas a partir de material reutilizado (plástico PET de garrafas e edições antigas de revistas de arte), e original / exclusiva pois todas as peças são únicas e diferentes entre si, não há repetição de imagens.

  


Little Grigi - passei por um expositor de roupa feminina e reparei que tinham penduradas num cabide várias peças de roupa para bebé e criança. As roupinhas eram amorosas, sem dúvida, mas o que me chamou a atenção foi a placa de ardósia junto delas que dizia "cork clothing"... Ora, o que não faltava na feira eram stands com produtos feitos de cortiça, mas aqui fiquei intrigada porque à distância que estava, não via cortiça nenhuma! Então, já mais perto, é que percebi: a cortiça estava em pequenos apontamentos nas roupinhas! Se já as tinha achado amorosas, quando vi este pormenor fiquei rendida! A Little Grigi é uma marca portuguesa que veste crianças dos 0 aos 6 anos com qualidade, sofisticação e requinte. Esta primeira coleção de roupa de Bebé e Criança com aplicações de cortiça surge da parceria com a marca Grigi, pioneira no uso da Malha e Fio de Cortiça.

            


Onframe - para quem gosta de fotografia e de decorar as paredes de casa com fotos, este é um nome a fixar. Com a evolução do mundo digital, perdeu-se o hábito de imprimir fotografias. A Onframe surgiu para contrariar essa tendência, com um conceito inovador que consiste em dois passos: 1º no site, personalizar a moldura de acordo com a foto (têm 10 cores disponíveis que permitem criar 100 composições diferentes, uma vez que podemos escolher frente e verso da moldura); 2º aplicar a moldura na parede, com um sistema de íman desenvolvido pela marca. A possibilidade de combinar as cores da moldura com as cores da foto, bem como a vantagem de não termos de procurar a moldura certa para aquela foto ou ter de a recortar para caber na moldura que temos, são os pontos fortes deste produto, que resulta numa peça muito original!

  


Tipi Kids - confesso que já conhecia esta marca mas ainda não tinha falado dela. A Tipi Kids tem tendas lindas para os quartos das crianças em tecidos 100% de algodão muito bonitos e todas feitas à mão. Além das tendas habitualmente disponíveis, há ainda a possibilidade de personalizar conforme a decoração do quarto. Todas as crianças adoram ter um cantinho só seu, como que um esconderijo, onde podem brincar e foi com esta ideia em mente que esta marca surgiu e evoluiu.



Villow Pillow Design - mais uma marca portuguesa de almofadas, com um conceito diferente da anterior de que falei mas igualmente interessante e original! Os materiais mais usados são o linho, o meio linho e o poliéster, nacionais e internacionais, e o objetivo da designer e autora da Villow, Andreia Constantino, é criar almofadas personalizadas, atrativas e confortáveis. Quanto a mim, achei-as divertidas e bastante originais! Qualquer uma das coleções (No Pantone, Date, Two as One, Digital Collection e We Are Here) é muito colorida, criativa e tem peças muito giras! Há ainda o serviço As You Want, para encomendas especiais e pedidos únicos.



Visitem os sites e as páginas destes projetos no Facebook, façam Like e vão ver que encontram coisas muito interessantes!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blog! Deixe um comentário, vou adorar ler e responder :) :)