08 fevereiro 2015

Enxoval para gémeos #4


E como o prometido é devido, aqui está o post que conclui a lista de enxoval para gémeos, se bem que hoje os itens indicados não são para os bebés mas sim para as mamãs!
Ok, o tópico de hoje é válido para qualquer futura mãe, vá ter gémeos ou não, pelo que podiam encontrar noutros sítios a mesmíssima informação, mas ainda assim achei que devia partilhar - sem dúvida que os nossos bebés são a nossa prioridade e principal preocupação, mas nunca nos podemos esquecer de nós próprias, o que vamos precisar para nós também é muito importante e tinha de estar aqui. O bem-estar da mãe contribui para o bem-estar do bebé e facilita a tarefa de cuidar do recém-nascido; se a mãe não estiver confortável, saudável e bem disposta mais difícil será suportar o cansaço e a adaptação a esta nova fase (e com gémeos, é ainda mais importante reforçar esta mensagem).


Mãe
Durante a gravidez

1 Cinta de gravidez - acreditem que dá um grande conforto e alivia um pouco as dores nas costas; com dois bebés na barriga, as vossas costas vão ressentir-se a agradecer o uso da cinta!
Soutiens apropriados ao novo tamanho de peito
Cuecas e collants de grávida
Roupa de grávida - especialmente calças (ou saias, caso prefiram) uma vez que a moda tem estado do nosso lado e usam-se muitas camisolas e t-shirts largas, sem termos de comprar tudo para grávidas.


Para levar para a maternidade e pós-parto

3 Camisas de dormir de amamentação ou com abertura à frente - eu não comprei nenhuma roupa própria para amamentar (à excepção dos soutiens, claro), usei um pijama e uma camisa de dormir com botões à frente e uma camisa de dormir com alcinhas.
1 Embalagem de pensos higiénicos pós-parto - eu usei daqueles de noite, que são maiores.
1 Batom para cieiro
1 Robe
Chinelos
Cuecas descartáveis - além das lojas de puericultura, também se encontram à venda em hipermercados
1 Nécessaire com os vossos produtos de higiene pessoal
1 Bloco para apontamentos - agora pode parecer-vos desnecessário, mas depois dos gémeos nascerem vão perceber a ajuda preciosa que vos vai dar...
1 Bomba tira-leite
1 Kit de conchas para seios
2 Protetores para os mamilos - só pedi para comprarem para mim já depois de estar a amamentar as minhas filhas, quando achei que ia precisar porque nem todas as mães sentem dores além das normais, da habituação, assim como nem todas as mães chegam a ter feridas ou fissuras no peito.
1 Embalagem de discos absorventes para seios - não são muito indicados para estar sempre em contato com a pele porque os mamilos têm de secar para não ferirem e os discos mantêm a humidade; eu preferi usar conchas para seios (usei da Nuk, cuja embalagem traz dois tipos de conchas, um fechado e outro com furos em cima) mas punha um disco destes por fora das conchas para quando me inclinava por qualquer motivo, não molhar o soutien e a roupa com leite que pudesse sair das conchas pelos furos.
1 Creme hidratante / regenerador para o peito - recomendo o Purelan da Medela, foi o que eu usei porque é extremamente hidratante e não tem nenhum componente que faça mal aos bebés (com outros tem de se limpar muito bem o peito antes de amamentar).
3 Soutiens de amamentação
1 Cinta pós parto
Roupa apropriada para amamentar - nas lojas da especialidade, além de roupa pré-mamã encontram-se também roupas próprias para a amamentação (com aberturas ocultas na zona do peito); outra opção será usar camisas, casacos, etc. que possam ser abertos, permitindo amamentar sem terem de se despir.

As quantidades dos itens listados, tal como nos posts anteriores, são meramente indicativas, poderão variar pois cada caso é um caso. Mas a base é esta.


No post Enxoval para gémeos #3 esqueci-me de vos sugerir algo que vos pode ajudar a poupar algum dinheiro: se conhecerem alguém que costure e vos faça um preço simpático (ou se for alguém da família que não vos cobre nada, ainda melhor!), pensem na hipótese de comprar os tecidos e os enchimentos e pedirem a essa pessoa que vos faça os edredões, os protetores para as laterais das camas, as almofadas de amamentação, etc. porque se fizerem as contas, sai mais barato do que comprar tudo numa loja de puericultura. Além disso, ficam com artigos totalmente personalizados e exclusivos para vocês!

Espero ter ajudado e que tenham gostado destes quatro posts com tudo o que vão precisar para os vossos rebentos. Continuem desse lado, que eu deste vou continuando a partilhar convosco outras dicas e sugestões sobre poupança e gestão de tempo e recursos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blog! Deixe um comentário, vou adorar ler e responder :) :)