29 abril 2015

Organizar e planear? Sim, mas a cores!! Calendários giros para imprimir ;)


Sei que já estamos no fim de abril, podia ter-me lembrado disto mais cedo, ok, mas agora é que senti a necessidade disto, procurei e encontrei! E como acho que boas ideias são para partilhar, cá estão eles, calendários mensais giros para imprimir, afixar em casa e anotar tudo o que precisarem! Se forem como eu, vão gostar muito deles e dar-lhes bom uso!
 
Como digo sempre, organização e planeamento são duas ferramentas importantíssimas para pais de gémeos. Mas nem sempre é fácil delinear e seguir as estratégias, eu própria às vezes "descarrilo", por muito que tente ser organizada. Custa muito mais repor a ordem novamente do que mantê-la e por isso mesmo partilho convosco estes calendários que encontrei e já estou a usar cá em casa.
 
Neles poderão apontar datas de consultas, quando são feitas algumas tarefas domésticas menos frequentes e por aí fora. Um bom auxiliar de memória não só para quem tem gémeos, mas também para quem tem filhos de diferentes idades, com dias e horários de atividades diferentes entre si, ou até mesmo para quem não tem filhos mas precisa de uma ajudinha para se orientar. Para quem adora ter tudo esquematizado, listado, organizado, apontado, e por aí fora, são excelentes! Ainda para mais, são coloridos e divertidos, não têm de ficar colados atrás duma porta, esquecidos...
 
Encontrei estes no Mad About Pink e estes no Miss Tina Digital Art, são gratuitos e estão prontos a imprimir. Espero que gostem e que vos ajude também :)


 Sigam o E assim sou (mais) feliz! no Facebook e no Bloglovin'

27 abril 2015

Celebrar a vida! Comemorar as alegrias e conquistas diárias!


Isto para dizer que devemos procurar todos os dias algo para comemorar, sejam acontecimentos mais importantes ou coisas pequenas e, aparentemente, sem importância. No fundo, devemos celebrar a vida e todas as nossas alegrias e conquistas, grandes ou pequenas, diariamente.

Hoje tenho a comemorar mais uma pequena vitória minha e das meninas, algo que para muitos pode não parecer nada de especial, mas para mim tem uma grande importância... Esta manhã saímos as três de casa, a pé, com as coisas que costumamos levar habitualmente e sem ajuda de mais ninguém! Não foi a primeira vez (foi a segunda!), mas ainda assim é algo que merece ser comemorado. Afinal, começo a recuperar alguma da "independência" perdida com o nascimento das gémeas, que foi uma das coisas que mais diferença me fez, psicologicamente. Isso e, claro, o dormir menos, muito menos ;)
 
 
Sigam o E assim sou (mais) feliz! no Facebook e no Bloglovin'

24 abril 2015

Já a pensar no próximo quarto das princesas. . .

Pois é, já ando a pensar e a pesquisar peças para o quarto novo das minhas pequeninas! Vão ter de mudar para outras camas entretanto, de onde já consigam sair sozinhas, e assim aproveitamos para renovar o quarto. Este agora terá uma duração maior, espero eu e espera o meu marido, que é o nosso "querido, mudei a casa"! :)

Já vi coisas liiiinnndas!!! Tanto que eu tinha uma ideia em mente e depois fiquei na dúvida se devia avançar com a ideia inicial ou mudar para outra igualmente fofa...

Uma vez que o primeiro quarto das gémeas foi pensado entre os tons verde claro, lilás e rosa com apontamentos brancos, agora quero apostar um pouco mais no rosa e ainda mais no branco. Aliás, pensei mesmo em usar e abusar destas duas cores num quarto cujo tema seria algo como "um palácio para duas princesas", mas ao pesquisar algumas peças perdi-me de amores por umas almofadas super amorosas em forma de cupcake e uns papeis de parede lindos, com cores e padrões ternurentos e muito giros... Confesso que fiquei rendida e da visão "totalmente rosa e branco" passei facilmente a uma outra: rosa, branco e azul claro, muito girly e igualmente digno de princesas!
 
Aqui ficam os dois concept boards que fiz...
 
"Um palácio para duas princesas"
 
 
"A very sweet room for two little girls"
 
 
Acho os dois tão queridos, mas sou suspeita para falar! ;) E vocês, o que acham? De qual gostam mais?
 
 
Sigam o E assim sou (mais) feliz! no Facebook e no Bloglovin'

19 abril 2015

Palavras difíceis de perceber. . .


Ontem, estava eu a trabalhar, quando ouvi na Rádio Comercial o Diogo Beja e a Joana Azevedo falarem sobre algo que muitos pais iriam gostar que existisse: um tradutor do que os filhos pequenos dizem! A Joana Azevedo contou que o atual passatempo dela é gravar algumas coisas que o filho de dois anos diz e depois perguntar aos familiares e amigos se o percebem. Ela pôs no ar uma dessas gravações e realmente era difícil de perceber...



As minhas filhotas também têm dois anos e falam imenso, são até muito explicadas, tanto que não temos muitas situações destas para contar e nos lembrarmos mais tarde. Ainda assim, há dois vocábulos que elas dizem desde cedo e que, mesmo agora que já falam melhor e sabem dizer ambas as palavras correspondentes de forma correta (ou quase), continuam a dizê-los mais por graça e hábito do que por outra coisa. Neste aspeto, os pais e avós talvez contribuam para isso, pois nós próprios referimo-nos muitas vezes àquelas duas coisas com os mesmos vocábulos que elas... Mas só o fazemos porque sabemos que elas sabem dizer as palavras certas se quiserem, se nós pedirmos, e por isso cá em casa há dois "acessórios" que ainda são chamados de BÁ e U.

BÁ... U... Conseguem adivinhar o que são estas coisas??


Sigam o E assim sou (mais) feliz! no Facebook e no Bloglovin'

16 abril 2015

Dress code para gémeos: roupas diferentes ou iguais?


E cá está um post que gostava de já ter publicado há mais tempo, mas como precisava de fotos de roupas que as minhas filhas têm tido para o complementar, demorou mais do que eu queria... Ora, depois de ir ao sótão buscar roupas que já estavam arrumadas por não lhes servirem mais, desempacotar tudo, tentar escolher os melhores conjuntos para mostrar aqui (missão quase impossível, de tanta roupa gira e amorosa que as minhas filhas felizmente têm tido!) e esperar por fins de semana com sol para ter o mínimo de luz para fotografar os conjuntos que escolhi, eis que finalmente este post vê a luz do dia!

[Ainda assim, peço desculpa pela qualidade das fotos. Quando as tirei não estava o tempo excelente que já esteve há uns dias, e que entretanto desapareceu outra vez!]

Quando se fala de bebés e crianças gémeas é inevitável: a imagem que nos vem à cabeça são crianças iguais e vestidas de igual. Isto é tão comum que muitas das vezes oiço "ah! elas não estão vestidas de igual!", umas vezes em tom de elogio (que giro, não estão vestidas de igual!), outras em tom de interrogação (como não estão vestidas de igual??), mas já é normal - às vezes comparo a experiência de ter filhos gémeos a um circo, em sentido figurado claro, e esta é apenas mais uma das atrações deste meu circo ;)

Na opinião de muitos pediatras, os gémeos não devem ser vestidos de igual porque são duas crianças distintas e devem ser vistas exatamente assim, como duas pessoas e não como "extensão" uma da outra. Também defendem que não devemos compará-los entre si e que até é bom e importante separá-los em alguns casos (por exemplo, na escola, matriculá-los em turmas diferentes). Ainda não consegui abraçar esta última teoria: para onde vai uma, vai a outra, mas por agora elas ainda são pequenas, mais tarde logo veremos como será. Em relação às comparações... bem, nós tentamos, mas é difícil não as fazer, numa ou outra situação. Quanto à questão da roupa, concordo plenamente mas também admito que acho muito giro ver irmãos vestidos de igual ou a combinar, e adoro vestir as minhas filhas de igual! Ainda assim, gosto igualmente de as ver com roupas diferentes entre si. Por vezes é um verdadeiro desafio, encontrar peças diferentes que combinem, mas gosto tanto de fazer combinações diferentes, fora do "tradicional" dos gémeos! Não sendo o mais fácil de conseguir, os conjuntos que mais gosto de fazer são os que são diferentes no modelo (por exemplo, vestido para uma e saia com blusa para a outra) mas combinam na cor ou padrão do tecido. Mas como disse, não é a escolha mais fácil... O que acabo por fazer na maioria das vezes são conjuntos iguais, em modelo e padrão, mas com cores diferentes ou então combino peças parecidas das mesmas cores.

Mostro-vos agora algumas roupas das minhas filhotas, umas iguais, outras diferentes. Exemplos de que, mesmo que não se vistam de igual, podem ficar muito giras e a combinar muito bem entre si. Vejam lá se gostam...





Os primeiros vestidos oferecidos por uns amigos às minhas filhas




Os primeiros vestidos de ganga das princesas!







Para terminar, resta dizer que não tenho uma regra estipulada para escolher as roupas das minhas filhas, mas há duas coisas que decidi fazer logo desde o início: intercalar os dias em que as visto de igual e diferente e vesti-las sempre de igual em dias de festa (Natal, aniversários, etc.) para que mais tarde não vejam as fotografias e digam "porque é que eu vesti isto e não o que a mana tinha vestido? gosto mais deste vestido..." - girls will be girls! :) :)
Sigam o E assim sou (mais) feliz! no Facebook e no Bloglovin'

14 abril 2015

Aiaimatilde


No Natal recebi esta pulseira que veem na foto e foi uma das prendas que mais gostei! A pulseira tem uma medalha em que está gravado o nome e a representação da nossa família, com uns bonequinhos muito giros: o pai, a mãe, as duas meninas e nem o cão ficou de fora!! Mais, tem um coração recortado na medalha e ainda outros dois corações pendurados na corrente. Adorei!



A pulseira vinha dentro de um saco cor de rosa com este cartão, e lembro-me de olhar e pensar "tenho de deixar este cartão a salvo para não ir para o lixo no meio dos papeis de embrulho..." porque queria guardar o contato para visitar o site quando pudesse. No dia seguinte, quando fui buscar a pulseira para a usar é que reparei que, mesmo sem o cartão, seria impossível não me lembrar ou não reconhecer o site - numa das pontas da corrente há uma medalhinha mais pequena que diz aiaimatilde dum lado e do outro tem a boneca que é a imagem desta marca!

Ao entrar no site da Aiaimatilde descobrimos um sem fim de artigos: tudo muito colorido, divertido e muito, muito querido! A possibilidade de personalização de algumas coisas (muitos artigos são personalizáveis, mas nem todos) e a originalidade das peças são o elemento chave deste projeto que nasceu quase por acaso mas que aos poucos foi ganhando corpo, ou melhor dizendo, asas para voar! Começou num blog, seguiram-se as redes sociais e muitas encomendas depois foi criada a Aiailoja, a loja on-line onde podemos comprar as coisas giras da Matilde Martins e onde o rosa predomina ;) Outro sítio em que o rosa marca bem a sua presença é no Aiaishowroom, o atelier onde a Matilde trabalha agora e que eu adorava conhecer pessoalmente! Tudo é tão fofo, tão pensado ao pormenor... muito giro, mesmo! Por coincidência, comecei a seguir a Aiaimatilde no Facebook (e mais recentemente no Instagram) quando ela inaugurou o atelier e publicou fotos do espaço :)

Se ainda não conhecem esta marca portuguesa, visitem o site, a loja on-line, a página no Facebook, o que quiserem. Já vos falei um pouco do trabalho da Matilde, mas se ainda precisarem de mais um motivo, lembrem-se que o Dia da Mãe é já no próximo dia 3 de maio e ali encontrarão boas ideias para presentes de certeza! Aqui ficam algumas sugestões das quais gostei...







O difícil é escolher, não é? Enquanto mãe de gémeas, adorei o colar com os dois corações (personalizado com os nomes delas e duas pequenas coroas, era mesmo um belo presente! com uma frase terá de ser mais tarde, para ser mesmo escolhida por elas!) e o saco "a nossa mãe é a mais fixe!" que tem duas meninas. Os anéis em forma de coroa também são muito originais ;)

Enquanto escrevia este post, descobri na Aiailoja mais uma coisa que me fez sorrir... Sempre que via coisas personalizadas com profissões não me identificava com nada e achava mesmo que não haveria forma de fazer algo engraçado relacionado com o que faço a tempo inteiro, mas eis que fui surpreendida hoje! A Aiaimatilde tem sacos, porta-canetas e capas para telemóvel alusivas à profissão de administrativa!! Acabei de saber que afinal é possível criar algo divertido para quem trabalha cinco dias por semana atrás de uma secretária a conferir, introduzir em sistema, fotocopiar e arquivar papéis...! Matilde, porque não conheci o teu trabalho há mais tempo??


Sigam o E assim sou (mais) feliz! no Facebook e no Bloglovin'

08 abril 2015

Projeto Inspired in the Outside


As fotos que aqui publico hoje são de um projeto concluído há já algum tempo. Um hall de entrada amplo mas em que era preciso libertar espaço em termos visuais, torná-lo mais leve... A inspiração para esta renovação veio do exterior, mais propriamente desta imagem do Lost In, espaço que não conheço (ainda!) fisicamente mas que me cativou pelas suas cores e pelo ambiente descontraído que transmite. A partir desta inspiração, reuni algumas imagens que serviram de base para o projeto e que resultaram neste Concept Board.




Depois das ideias definidas, das devidas medições do espaço e da pesquisa das peças pretendidas para o efeito, eis que o novo hall começou a ganhar forma, através da representação em 3D!





E, do 3D para a realidade, aqui estão as fotos do espaço...








Foram mantidos os tapetes de Arraiolos já existentes e um ou outro apontamento decorativo, peças todas elas com valor sentimental. Além do mobiliário novo, a principal diferença é, sem dúvida, o encobrimento do padrão dos azulejos da parede. Os tapetes foram feitos especificamente para este espaço, há já alguns anos, pelo que os seus desenhos são idênticos ao padrão dos azulejos agora "escondidos", mas less is more e para cumprir o objetivo pretendido, as paredes não podiam continuar tão preenchidas!

Ora vejam então o antes e o depois deste hall renovado...

ANTES


DEPOIS


ANTES


DEPOIS


Gostam? Aceitam-se comentários...

Quero só acrescentar que os tapetes de Arraiolos foram feitos manualmente pela minha sogra e pela minha cunhada e a representação dos desenhos para elas os poderem trabalhar foi feita pelo meu marido a partir dos dos azulejos. Uma família talentosa, portanto! ;)


Sigam o E assim sou (mais) feliz! no Facebook e no Bloglovin'

02 abril 2015

O que ando a ler. . . #4

Desengane-se quem pensa que deixei de ler ou que abandonei a Comunidade de Leitores em que me inscrevi há uns meses! Nada disso! Lá que me tenho "arrastado" um pouco na leitura, isso é verdade, mas não desisti...


Este é o livro que ando a ler, há já mais tempo do que queria (e devia, que já tive de prolongar o empréstimo do livro na biblioteca!). Vou a meio do livro e estou a gostar muito da história, é daquelas em que não faço ideia de qual o rumo que vai seguir, por isso o que quer que aconteça, será uma surpresa! Se vou gostar ou não do fim, não sei, logo se verá...

Embora se torne um pouco confuso para as horas tardias em que normalmente leio (é mesmo só por isso, pelo cansaço que a cabeça já acumulou até essa hora), até gosto da maneira como o livro está escrito, do estilo narrativo desta nossa grande escritora. Mas como o mês de março passou tão rápido, com tanta coisa a acontecer em todos os fins de semana e foi tão, mas tão cansativo para mim, a maioria das noites quando me ia deitar já não conseguia ler...

Mas ficam a saber que continuo a insistir comigo mesma, que vou acabar de ler este e ler ainda tantos outros livros! Agora que (re)comecei, ninguém me para! Hum... Ok, vou reformular: quase ninguém me para, as minhas filhotas podem parar-me... mas eu não desisto, apenas abrando o ritmo! Ah, ah, ah!!!

01 abril 2015

Pequenas coisas que fazem uma grande diferença na vida dos pais de gémeos


Hoje partilho convosco algumas ideias e sugestões que podem fazer uma grande diferença na gestão de tempo dos pais de gémeos. Ah! E também contribuem para tentar manter as coisas organizadas, nomeadamente a nossa cabeça! Se leram este post que publiquei em setembro, verão que há dois ou três pontos que repito agora neste, mas isso é porque acho que são importantes, daí estar a falar deles novamente.

São, como disse, sugestões. Algumas foram-nos indicadas por outras pessoas, outras são ideias que nós fomos tendo à medida que a necessidade nos ia levando a isso. Assim sendo, lamento informar que não foram cientificamente estudadas, mas têm sido vivencialmente provadas por nós aqui em casa! ;)

Aqui vão elas...
  • Estabelecer rotinas - este, quanto a mim, é o ponto principal, quer para o bom desenvolvimento e aprendizagem das crianças, como para a gestão de tempo e organização dos pais.
  • Acima de tudo, ser prático - mesmo que não sejam pessoas práticas por natureza, acreditem que isso vai mudar! Ao longo desta lista verão alguns exemplos do que quero dizer com ser prático...
  • Escolher roupas que sejam fáceis e rápidas de vestir / despir, principalmente em dias de consultas no pediatra - se para o senso comum "tempo é dinheiro", para os pais de gémeos o tempo vale ouro! Cada muda de fralda (ou de toda a toilette quando eles se sujam todos) demorará menos se as roupinhas forem práticas, e sendo dois bebés, têm de contar com o dobro do tempo (ou mais, no caso dos trigémeos, quadrigémeos...).
  • Ter sempre o saco muda-fraldas pronto para sair de forma a demorarem o menor tempo possível a saírem de casa com os gémeos - tudo quanto possa estar sempre a postos facilita imenso, deixem para juntar ao saco na altura da saída apenas itens como biberões esterilizados, leite em pó e termo com água quente, etc., por exemplo.
  • Apontar os horários das refeições dos bebés e outros detalhes para que não tenham de se lembrar de tudo de cabeça - por muito boa memória que tenham, com o cansaço e as muitas coisas que terão de tratar será melhor criarem auxiliares de memória até para coisas que vos pareçam muito simples. Isto é recomendado numa fase inicial, com o passar do tempo verão até quando têm necessidade de fazer este género de diário.
  • Ao arrumar as roupas, distribuí-las logo em pares, quer vistam as crianças com roupas iguais ou diferentes (aconselho principalmente neste último caso).
  • Nos primeiros tempos, os bebés podem dormir na mesma cama (se optarem por camas de grades): é bom para eles se sentirem acompanhados um pelo outro e, a não ser que tenham um quarto bastante generoso em termos de espaço, permite mais facilmente ter os bebés a dormir no mesmo quarto dos pais - lembrem-se que vão levantar-se várias vezes por noite; em pouco tempo poderão mudar os gémeos para o quarto deles, mas no início facilita estarem todos no mesmo quarto.
  • Economizar no que puderem, de modo a poupar dinheiro e espaço em casa - não têm de comprar tudo em duplicado (consultem a Lista de Enxoval para Gémeos, que também já publiquei dividida em quatro posts) e pensem na hipótese de comprar algumas coisas usadas e pedir outras emprestadas.
  • Ter sempre artigos de primeira necessidade em stock (por exemplo, fraldas, leite em pó, cremes muda-fralda, etc.) poupa tempo em deslocações ao supermercado e à farmácia além de ajudar a minimizar o desgaste de estar constantemente a pensar no que precisam e não precisam de comprar - é certo que as idas ao supermercado serão mais frequentes, mas no que puderem poupar a vossa cabeça, todas as ferramentas serão preciosas! E aproveitar para comprar em maior quantidade coisas que se gastam com mais frequência quando estão em promoção também é uma boa ajuda para a carteira!
  • Quando os bebés já comerem sopa, se tiverem uma arca congeladora podem também comprar mais legumes do que os que vão precisar nessa altura para fazer sopa. Preparem os legumes "a mais" como se fossem já cozinhá-los, mas separem-nos por sacos e congelem-nos - na(s) próxima(s) vez(es) que fizerem sopa, já terão essa parte adiantada! Há quem congele sopas já feitas, é outra hipótese, mas nós cá em casa preferimos fazer assim.
  • Ainda nas sopas... as minhas filhas ainda não foram para o jardim-escola, pelo que temos de ter sempre sopa para o almoço e para o jantar delas e por isso fazemos algo que não fará muito sentido a quem só tenha de ter sopa para o jantar - depois de feita, a sopa é logo distribuída por várias tigelas com tampa, assim ficamos logo com as doses de sopa preparadas quer seja para comer em casa ou para levar para casa da avó ou outro lado qualquer, além de que também sabemos logo quando vamos ter de fazer sopa outra vez, evitando esquecimentos :)
       Já agora, por curiosidade, mostro-vos uma foto do interior do nosso frigorífico...

  • Comemorar as pequenas conquistas do dia a dia e a alegria de ter gémeos, mesmo que se sintam no meio do caos - no fundo, é agradecer e celebrar a vida que têm e lembrarem-se de que, antes de pais dos gémeos, já eram um casal e continuam a ser. É importante para a saúde da relação terem, quando possível, momentos para os dois (nem sempre é fácil, mas há que fazer por isso).
  • Tal como não se devem esquecer de que são um casal, também a mãe não se pode esquecer que é mulher: ser mãe de gémeos não anula que somos mulheres. Durante os primeiros dias será um pouco mais complicado a mãe arranjar-se, mas à medida que o tempo vai passando deve tentar voltar a vestir-se, maquilhar-se, usar acessórios de moda, etc., como antes, se bem que adaptando tudo à nova realidade (por exemplo, saltos altos e brincos ou colares grandes não são os mais indicados) - sentir-se bonita ajuda a levantar a autoestima e a minimizar o risco de depressões.

Resta-me dizer que, apesar de estarem agrupadas numa lista, a ordem destas ideias é completamente aleatória.

Espero que estas sugestões vos sejam úteis e, quem sabe, a partir destas se lembrem de outras também. Se souberem de alguma dica que tenha sido importante na vossa experiência enquanto pais de gémeos e que achem que possa ser boa também para outros pais, podem comentar neste post ou enviar-me um mail. Terei todo o gosto em partilhar mais ideias, até porque estamos sempre a aprender (e nem sempre nos lembramos de tudo)!
Sigam o E assim sou (mais) feliz! no Facebook e no Bloglovin'