06 janeiro 2015

O que ando a ler. . . #3


E não é que este domingo à noite me lembrei que o próximo encontro da Comunidade de Leitores é já este sábado?? Não teria importância, não fosse ter-me dado conta de que ainda só li algumas páginas do livro que trouxe na última sessão... oops!
 
Entre a azáfama com os presentes de Natal, ceia de Natal, brincadeiras com as miúdas (que disseram "UAU!" de forma muito entusiasta a cada presente que abriram, até os que eram roupas), passagem de ano, brincadeiras com as miúdas (que continuam deliciadas com os brinquedos novos), uma festa de anos de um amiguinho das meninas, muito trabalho pelo meio e mais brincadeiras com as miúdas, estas últimas semanas não passaram a correr, voaram!
 
Por isso, deixo-vos com a sinopse do livro que estou a ler (que já devia estar quase todo lido...) e vou dedicar-me afincadamente à leitura para não começar o ano a falhar um dos objetivos que tracei para mim no ano anterior: recuperar o hábito de ler!
 
...
 
Sinopse: Este romance contado a duas vozes alternadas decorre num edifício situado num bairro rico de Paris e habitado por uma burguesia rica e snobe. Renée é uma porteira de 54 anos, cultíssima, autodidacta e apaixonada pela pintura naturalista holandesa, pela filosofia, por Tolstoi, pelo cinema japonês e uma devoradora de livros. Porém esconde-se por detrás da figura humilde que todos esperam ver numa porteira e fá-lo com um humorismo que tem o seu quê de satírico. Paloma é uma adolescente superdotada de 12 anos, intensamente consciente da vacuidade do destino que a espera. Também ela se esforça por esconder a sua inteligência e o olhar crítico e lúcido que tem sobre o mundo e sobre a elite a que pertence. Esta jovem tem um objectivo: suicidar-se no dia em que completar treze anos. Tudo isso mudará com a chegada de um japonês, o senhor Ozu, que depressa desmascara Renée e integra Paloma num pequeno trio que terá para todos um papel redentor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blog! Deixe um comentário, vou adorar ler e responder :) :)